Letras Língua Portuguesa
Sobre o curso:
- Histórico: O curso de Letras existe desde que foi implantada a Universidade Federal do Pará, em 1987, em Bragança. Junto, à época, com História, Matemática e Pedagogia, o curso de Letras veio passando por modificações, sobretudo na sua forma de oferta e na sua matriz curricular.
- Organização curricular: O currículo do curso organiza-se em três (3) núcleos: Núcleo de Conhecimentos Básicos (1635 horas), Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos (1365 horas) e Núcleo de Estudos Integradores (200 horas).
- Áreas de atuação: O Licenciado em Letras - Língua Portuguesa poderá exercer a docência no Ensino Fundamental e Ensino Médio, em instituições públicas e privadas, em escolas técnicas, entre outras instituições de ensino, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, e demais ambientes de trabalho acadêmico-científicas e culturais em que este profissional seja requisitado.
- Perfil do profissional: O licenciado em Letras Língua Portuguesa deve ter conhecimentos teórico-práticos sólidos sobre a língua portuguesa, quanto a sua estrutura, seu funcionamento, sua variação sociocultural e suas literaturas, os quais o habilitem a exercer sua práxis de forma interdisciplinar, a refletir criticamente sobre temas e questões relativos ao seu exercício profissional, considerando sua relação com a realidade, nos aspectos históricos, sociais e culturais. Esse profissional deve, ainda, ter competências que o levem a perceber a instituição educativa como organização complexa voltada para a promoção da educação para e na cidadania, além das capacidades de dialogar com múltiplas áreas do conhecimento, de fazer uso de novas tecnologias em sua prática e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.
Características:
- Modalidade de Oferta: Presencial
- Ingresso: Processo Seletivo
- Vagas: 40
- Turno: Matutino ou Noturno
- Duração mínima: 4 anos (Matutino) ou 4,5 anos (Noturno)
- Duração máxima: 6 anos (Matutino) ou 6,5 anos (Noturno)
- Tipo: Licenciatura
- Carga Horária Total: 3200 horas
- Título Conferido: Licenciado (a) em Letras - Português
- Período Letivo: Extensivo
- Código E-Mec: 114874
- Reconhecimento do Curso: Reconhecido por meio do Decreto nº. 35.456 de 04/05/1954, publicado no D.O.U. de 05/09/1991. Renovado por meio da Portaria SERES/MEC nº. 143 de 18/02/2021, publicado no D.O.U. de 19/02/2021
Outras Informações:
-
Coordenador (a) de Estágio: Profa. Dra. Maria da Conceição Azevedo
Curso vinculado à Faculdade de Letras - FALE
Redes Sociais