Histórico
Histórico do surgimento da UFPA em Capanema.
Com a necessidade de se promover acesso ao ensino superior à população do município de Capanema – PA, a Universidade Federal do Pará fez-se presente no ano de 1992, começando como polo de Bragança, permanecendo até o ano de 2001 ligado ao Campus Bragantino. Em janeiro de 1994, aconteceu o primeiro vestibular do Campus de Capanema, ao qual fora ofertado o curso de Ciências Contábeis regime intervalar, funcionando na escola estadual Maria Myrtes. Em 1995, devido a distância da escola Maria Myrtes a turma de Ciências Contábeis, passou a estudar no auditório da Igreja Matriz Frei Daniel Samarati. No todo, a turma era composta por 50 alunos, porém só 35 chegaram a reta final e se formaram.
FIGURA 1 - ESCOLA MARIA MYRTES.
FIGURA 2 - IGREJA MATRIZ FREI DANIEL SAMARATI.
FIGURA 3 - 1ª TURMA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – ARQUIVO PESSOAL.
No dia 27 de dezembro do ano de 1996, ocorreu em Capanema a inauguração do prédio do Núcleo Universitário de Capanema vinculado ao Campus de Bragança, localizado na Avenida Barão de Capanema, no Centro da Cidade, atualmente conhecido como Campus I. De 2001 a 2004, o Campus de Bragança transferiu a administração e a responsabilidade do Núcleo de Capanema para o antigo Centro Socioeconômico, hoje, o Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, sendo naquele momento a servidora Neusaly Dib Taxi, coordenadora do Núcleo. O Núcleo ficou ligado à Vice-Reitoria durante o período de 2004 até maio de 2009, sob a administração da professora Marlene Rodrigues Medeiros Freitas, e posteriormente, da professora Regina Fátima Feio Barroso. Em 09 de novembro de 2005, a servidora Walmeire Alves de Melo Costa foi nomeada coordenadora do Núcleo de Capanema, a mesma permaneceu no cargo até o ano de 2009. Nessa época o núcleo ainda não possuía regimento interno, frisamos que, o regimento é uma ferramenta muito importante, pois, normatiza como se dará o funcionamento de determinado órgão, visando o cumprimento de sua função pública regularmente instituída. No ano de 2009, o núcleo transformou-se em Campus Universitário de Capanema, através da resolução nº 673 em 18 de maio de 2009 durante a 6ª reunião extraordinária do CONSUN.
R E S O L U Ç Ã O: Art. 1º Fica criado o Campus Universitário de Capanema, por transformação do Núcleo Universitário de Capanema.
Em Junho de 2009, um convênio de 20 anos foi assinado entre a Prefeitura de Capanema e a Universidade Federal do Pará, comprometendo o gestor municipal a ser parceiro da Universidade no Campus criado. No de 2010, o profº. Álvaro Lobo Filho chegou ao campus como interventor para realização de ofertas de cursos do PARFOR. Posteriormente o mesmo foi nomeado coordenador do campus, no qual, se mantém até os dias atuais. Atualmente o campus I conta com 3 salas de aula climatizadas,2 banheiros, auditório climatizado, cantina, secretaria acadêmica, sala de comunicação, gabinete da coordenação com sala de reunião. Os nossos cursos são flexibilizados por Bragança, Castanhal e Belém são eles: REGULARES; Ciências Naturais e Letras;
INTERVALARES; Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Inglesa, Pedagogia, História, Ciências Contábeis e Matemática, além de quatro cursos ofertados no PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores). Distribuídos nos campus I e II.
A infraestrutura do campus II teve ampliação significativa com a construção de 2 blocos multiusos onde ao todo, contabilizam: 9 salas de aula,6 gabinetes,2 laboratórios de informática , 2 salas de estar e um mini auditório. O campus ainda conta com um prédio cedido pela prefeitura onde abriga a biblioteca e uma sala de aula, além da cantina multiuso. (FIGURAS 5,6,7,8 e 9).
No ano de 2013 mais avanços aconteceram no campus de Capanema com a abertura até então inédita de vagas para os cargos Técnicos Administrativos em Educação. Os novos servidores trouxeram melhoras significativas em termos de atendimento e serviços prestados pelo Campus aos usuários. Hoje o campus conta com sete servidores ativo permanentes. Além de 15 Bolsistas e funcionários cedidos da prefeitura de Capanema em comprimento ao convênio firmado entre as partes.
Houve ampliação significativa também em relação a internet, com a recente instalação da tecnologia da via fibra ótica, garantindo à comunidade acadêmica uma internet de altíssima qualidade, além da aquisição de novos computadores para os laboratórios dos campus I e II.
Avançamos muito ao longo desses quase 24 anos de existência do Campus de Capanema, muito já foi feito, mas precisamos melhorar ainda mais, e isso só será possível com a contribuição e união de todos: comunidade acadêmica, sociedade e articulação política, só assim teremos uma educação de excelência que é o grande primado da UFPA.
Imagens das Estruturas Físicas do Campus I e II.
Campus I
Figura 3-Fachada do Campus I (antes da reforma)
Figura 4-Fachada do Campus I ( após reforma).
Figura 5-Sala de aula ( antes da reforma)
Figura 6- Sala de aula (após reforma).
Figura 7-Secretaria acadêmica (após reforma).
Campus II
FIGURA 8- CONSTRUÇÃO DO BLOCO I/ CAMPUS II
FIGURA 9- PROJETO DE PAISAGISMO DO CAMPUS 2
FIGURA 10- CAMPUS II
FIGURA 11- CANTINA
FIGURA 12- BIBLIOTECA E UMA SALA DE AULA.
FIGURA 13- CAMPUS II- blocos consolidados, arborizados e em pleno funcionamento.
ARQUIVO INTERNO/FOTOS: PAULA GAMA.
Redes Sociais