Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas Notícias > UFPA Capanema realiza acolhimento dos calouros 2020

UFPA Capanema realiza acolhimento dos calouros 2020

• Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 19h18
  • Acessos: 1871

A Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Capanema e a Faculdade de Letras Línguas Estrangeiras (FALEST), receberam no dia 04 de março de 2020, os calouros do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa. A recepção faz parte da programação da semana do calouro da UFPA, que objetiva integrar os calouros às atividades desenvolvidas nos campi, apresentando as estruturas acadêmicas e físicas do espaço universitário.

Programação - A programação iniciou com a recepção feita pelos servidores e prosseguiu com a  mesa de abertura do evento, composta pela Coordenadora do Campus Universitário de Capanema, Prof.ª Me. Rosa Helena Sousa de Oliveira, a Diretora da FALEST, Prof.ª Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha e a vice-diretora da FALEST, Prof.ª Esp. Leila Saraiva Mota, que deram as boas-vindas aos novos discentes. Após a acolhida feita pelos membros da mesa, a professora Rosa Helena conferiu o certificado de primeiro colocado da turma ao discente Hendel Gonçalves Monteiro. A recepção contou com a participação dos servidores do campus que apresentaram os setores de suas atuações e serviços disponibilizados para o bom funcionamento das atividades. O servidor José Alessandro Oliveira da Silva, responsável pela secretaria acadêmica, apresentou as orientações gerais sobre os sistemas utilizados pelos discentes, com ênfase no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), ressaltando a importância do sistema para matrículas, emissão de históricos e declarações de vínculo com a Universidade.

Após as orientações acadêmicas, a Pedagoga da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da UFPA, Simone Bittencourt Braga, apresentou o funcionamento e os serviços disponibilizados pela SAEST aos discentes vinculados a UFPA. Em sua apresentação, apontou as políticas de assistência e acompanhamento estudantil tendo em vista a permanência dos discentes do início ao fim do curso com sucesso acadêmico. Em continuidade a programação, ocorreu a palestra da secretaria de Saúde do Município de Capanema, intitulada “Saúde na Academia”.

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) representado pelos responsáveis técnicos Suellene de Freitas Pinheiro e Lucas Araújo de Oliveira, orientou os discentes quanto aos riscos do uso da internet, usabilidade da rede e dos computadores do laboratório do Campus. Foram apresentados os espaços supervisionados pelo DTI, como os laboratórios de informática de ambos os Campi. Foram indicadas as redes sociais utilizadas pelo campus, como o Facebook, Instagram, Blog e o Portal Oficial.

Para Finalizar a programação de recepção dos calouros, o coral “Vozes e mãos que cantam”, coordenado pela Prof.ª Dra. Alessandra Conde e Prof.ª Esp. Leila Saraiva Mota, apresentou as músicas Imagine (John Lennon) e Como Uma Onda (Lulu Santos).

Texto: Lucas Araújo - Assessoria de Comunicação da UFPA Capanema

Fotos: Assessoria de Comunicação da UFPA Capanema